Notícias



» 21, julho de 2009 - Ventistamp Metalúrgica

Projeto Centauro - Um novo conceito de tecnologia da informação para gestão técnica da macharia e parametrização de projeto


Está nascendo um novo conceito de Gestão Técnica da Macharia e Moldagem em Cold Box baseado numa exclusiva ferramenta de controle de processo e de parametrização de projeto.

Por conta de um crescente aumento no uso do processo Cold Box para fabricação de machos ou moldes surgiram, também, as dificuldades de torná-lo cada vez mais produtivo. Baixa compactação da areia na qualidade dos machos ou moldes e tempos excessivos de gasagem/lavagem nas máquinas sopradoras fizeram com que as fundições passassem a se preocupar em como alcançar alta performance do processo, na busca de maior competitividade.

Foi dentro desse cenário que a Ventistamp Engenharia de Fundição identificou um potencial de soluções a fim de superar tais desafios e os primeiros passos foram dados com o início do Projeto Centauro. “Acumulamos por mais de 15 anos experiências no processo Cold Box e juntamos todo nosso conhecimento e know-how, desenvolvidos nesse período, num projeto de TI que permitisse auxiliar as áreas de engenharia e de processo de fundição, na obtenção de fundidos com maior qualidade e produtividade”, salientou Amarildo Alvizi, Diretor Técnico da Ventistamp Engenharia de Fundição e que está a frente desse novo projeto, com previsão de lançamento na feira Fenaf 2009.

“Esperamos na feira Fenaf 2009 apresentar aos nossos clientes mais uma inovação do Grupo Ventistamp. Será o único software no mercado capaz de orientar e facilitar a execução do dimensionamento e distribuição dos parâmetros de projeto (sopro, gasagem e ventilação) das caixas de macho e molde, por meio de um método exclusivamente desenvolvido pela Ventistamp”, destacou Amarildo, reafirmando que é nesse ponto que reside toda a tecnologia capaz de produzir machos ou moldes com excelente acabamento superficial e com ciclos de máquina otimizados, já nos primeiros sopros.

É importante lembrar que esse sistema trará mais uma inovação tecnológica no que diz respeito à área de controle de processo pelo uso da ferramenta GRADE. Segundo Amarildo, será possível a fundição trabalhar com o lançamento de dados de variáveis de processo que serão controladas e, principalmente, tratadas por uma lógica de correlações de impacto capazes de proporcionar BI (Business Intelligence) e Gestão do Conhecimento de todo o cenário produtivo da Macharia e Moldagem Cold Box.

Outro destaque relevante foi a confirmação de duas grandes fundições em participar dos projetos pilotos, previsto para o início de setembro. Através desses estudos de casos a Ventistamp poderá concluir o desenvolvimento do Projeto Centauro e iniciar sua comercialização no primeiro bimestre de 2010.

» 28, julho de 2009 - Ventistamp Engenharia

Ventistamp engenharia de fundição fecha parceria com a Magma do Brasil

Cada vez mais se torna fundamental discutir, simultaneamente, as questões de areia (macharia e moldagem) e de metal (processo de enchimento e solidificação) num...



» 21, julho de 2009 - Ventistamp Metalúrgica

Projeto Centauro - Um novo conceito de tecnologia da informação para gestão técnica da macharia e parametrização de projeto

Está nascendo um novo conceito de Gestão Técnica da Macharia e Moldagem em Cold Box baseado numa exclusiva ferramenta de controle de processo e de parametrizaçã...

 

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do Grupo

E-mail

 

Acesse a Central de Downloads

Copyright 2021 © Grupo Ventistamp - Todos os direitos reservados