Soluções em serviços para Processo Cold Box

Paramentrização de Projeto

A Ventistamp, define as melhores condições para o sopro, a gasagem e a ventilação (respiros) do ferramental, por meio de estudos de ferramentas e cálculos específicos, fazendo com que o seu projeto garanta qualidade na compactação da areia e tempos de ciclos reduzidos já nos primeiros sopros.

Acompanhe em detalhes o fluxo deste processo



Análise do Processo

São estudadas as características da mistura  (areia mais receita de resina) para avaliar a interferência na fluidez da areia, juntamente com os modelos de ventilação superior do ferramental e as características da máquina sopradora (sentido de fechamento do ferramental, mecanismo de exaustão e concepção de sopro).

Estudo do Molde ou Macho

Após a avaliação da geometria do macho ou do molde, na qual é classificada sua complexidade, é feita uma análise das restrição para se definir o Modelo de Projeto adotado na distribuição do sopro, da gasagem e da ventilação.
Compactação da Areia

Com base na análise do cenário produtivo e da geometria do macho ou molde, estudam-se os possíveis pontos de sopro com seus respectivos vetores, que indicarão a direção, os pontos de intersecção e as fases iniciais e finais da compactação da areia, a fim de prever possíveis Regiões de Ameaça. Em seguida é feita o dimensionamento dos bicos ou rasgos de sopros, considerando os cálculos objetivos previamente definidos.
Ventilação

Nessa fase a Ventistamp realiza a distribuição e o dimensionamento dos respiros em todo ferramental, respeitando o fluxo da areia e os pontos de sopro e de extração.
Balanceamento

Caso o ferramental produza machos diferentes soprados ao mesmo tempo é necessário realizar o balanceamento das áreas totais dos parâmetros para que se alcance um equilíbrio entre os processos de compactação da areia e gasagem.
Output Final

A última etapa da Parametrização consiste em fornecer as informações completas de todos os parâmetros (sopro, gasagem e ventilação) do ferramental, tanto em desenho 2D, quanto 3D. Tais informações orientarão os engenheiros para realizarem estudos em softwares de simulação de sopro e gasagem, como também as próprias modelações durante fabricação do ferramental.

 

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do Grupo

E-mail

 

Acesse a Central de Downloads

Copyright 2021 © Grupo Ventistamp - Todos os direitos reservados